Você sabia que em 2015 nasceram 547.564 filhos e filhas de mães adolescentes?
E que destas, 5.828 eram de mães até 13 anos?


E deste total, 20.872 nasceram de meninas com 14 anos ou menos? 😳😳😳😳😳😳😳😳😳😳


Precisamos mudar isso!! A gravidez não intencional na adolescência é responsabilidade de todos/as nós.
Fontes: ONUBR Nações Unidas no Brasil e MS/SINASC.

Por que é necessário levar nossas ADOLESCENTES à ginecologista?

O objetivo da consulta ginecológica no inicio da adolescência, envolve ações educativas baseadas no conhecimento do funcionamento e da anatomia do próprio corpo, assim como no aprendizado sobre os cuidados com ele, incluindo noções de higiene e de autoproteção.

É uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e de diagnóstico e tratamento de dificuldades como as cólicas, a TPM (Tensão Pré-Menstrual) as irregularidades menstruais e outras disfunções ou doenças.

São avaliados o crescimento e desenvolvimento delas, o a medida do peso, altura e se está tudo bem com a alimentação, sono, postura e outros hábitos e comportamentos.

É um momento essencial para a investigação da ocorrência ou não da prática sexual, onde são estimuladas atitudes de responsabilidade e respeito, cuidado e valorização do seu próprio corpo.

A abordagem sobre o exercício da sexualidade é feita de forma positiva, onde são oferecidas informações e recursos (contraceptivos e preservativos) com informações sobre o preparo para a iniciação sexual saudável e responsável e estímulo à autonomia, caso isso esteja no projeto da adolescente.

São priorizados esclarecimentos sobre prevenção de gravidez não intencional, proteção contra as IST (infecções sexualmente transmissíveis) e investigada a ocorrência de violência sexual, considerando as identidades de gênero e a orientação afetiva/ sexual.

O atendimento respeita sempre o momento que cada uma está vivendo e suas próprias demandas, considerando o seu grau de maturidade e riscos.

Quando há situações que possam comprometer a segurança ou a vida delas ou de outras pessoas, é solicitada a presença dos responsáveis, sempre que possível com a concordância delas.

No exame físico desmistificamos o medo em relação ao exame ginecológico 😊 e nunca é feito qualquer procedimento sem a autorização delas ( e quando necessário, dos responsáveis).

É muito importante que aprendam desde cedo a cuidarem do seu próprio corpo e a se responsabilizar por suas escolhas.

plugins premium WordPress